Quantidade de Páginas visitadas

CONHEÇA A HISTÓRIA DO NOSSO COLÉGIO




A Escola Normal Colegial Dr. Nilo Peçanha foi criada pelo Decreto nº1000, de 15/03/56, publicado no Diário Oficial do Estado em 19/03/56, com a denominação de Escola Normal secundária de Tomazina. Teve, como principais incentivadores e fundadores: João Pereira Chueire, Alberto B. Ribeiro, Euclides Camilo de Souza, Antônio M. da Silva, Abílio Antônio Vieira, Humberto Miguel da Silva e Ayde Abuzaide Choaire.

Foram matriculados 21 alunos, que compuseram a primeira turma, dos quais apenas 10 concluíram o curso.

A primeira Diretora foi a professora Orlanda Jacopeti, tendo como Secretária a Professora Thereza de Toledo Souza. O primeiro corpo docente foi composto dos seguintes professores: Humberto Miguel da Silva, Dr. Basílio Vieira, Hugo de Lima Xavier, Dr. Almir Torres Brandão, Lady Alferes Carrilho, Dr. Acir Santos Carneiro de Quadros, Célia Magda Moraes e Silva e Dr. Joel Kalpern.

Abaixo relacionados, os demais Diretores da Escola Normal Colegial Estadual Dr. Nilo Peçanha: Orlanda Jacopeti (1956)Lady Alferes Carrilho (1957 a 1967)Nelson Alexandre Sanches (1967 a 1971)Ana G. Cavatoni (1971 a 1978).

A Escola Técnica de Comércio de Tomazina foi criada pelo Decreto nº8229, de 11/02/57, assinado pelo então Governador do Estado Moysés Lupion, publicado no Diário Oficial do Estado nº278, de 13/02/57.

O primeiro corpo docente foi composto pelas seguintes pessoas: Diretor: Humberto Miguel da Silva; Secretário: Léo Alexandre Sanches Professores: Basílio Vieira: Gaspar ª S. Carrilho, Plínio Vieira,Sebastião D. Carvalho, Humberto M. da Silva, Hélio Vieira, Léo Alexandre Sanches.

Abaixo relacionados, os demais Diretores da Escola Técnica de Comércio: Humberto Miguel da Silva (1958 a 1961) Léo Alexandre Sanches (1961 a 1971) Manoel de Almeida (1971 a 1978)

A reordenação do Colégio Comercial Estadual de Tomazina e da Escola Normal Colegial Estadual Dr. Nilo Peçanha, foi autorizado pelo Decreto nº4624, de 14/02/78, assinado pelo então Governador do Estado, Jaime Canet Júnior, publicado no Diário Oficial do Estado nº243, de 20/02/78. A partir desta data a Escola passou a denominar-se: Escola Reordenada de 2º Grau Dr. Nilo Peçanha, tendo como Diretor o Professor. Manoel de Almeida.

A partir do Decreto nº1545, de 23/11/79, publicado no Diário Oficial nº683, de 27/11/79, as escolas de 1º e 2º Graus foram reorganizadas, e a Escola Reordenada de 2º Grau Dr. Nilo Peçanha passou a denominar-se Colégio Estadual Carlos Gomes - Ensino de 1ºe 2º Graus, e teve os seguintes Diretores: Nelson Alexandre Sanches (1979 a 1987) Dr. Salim George Chueire (1988 a 1995) Cumprindo o contido na Resolução 3875, de 04/11 /92, foram suspensas, em caráter definitivo, as atividades escolares relativas ao ensino das quatro (quatro) primeiras séries do 1º grau regular e ensino supletivo fase I, do Colégio Estadual Carlos Gomes de 1º Grau Regular e Supletivo e 2º Grau, passando essas atividades para a Escola Municipal Ademar Haruo Ishii.Em decorrência do disposto na Resolução acima, o Colégio Estadual Carlos Gomes- Ensino de 1ºGrau Regular e

Supletivo e 2º Grau, passou a denominar-se Colégio Estadual Carlos Gomes- Ensino de 2ºGrau, tendo os seguintes Diretores: Dr. Salim George Chueire (1988 a 1995) Haroldo Alfredo Alferes (1996 a 1997) Em decorrência da Resolução nº3. 480/98 de 13/10/98, do Parecer nº334/98 do Conselho Estadual de Educação, reconhece o Ensino Médio do Colégio EstadualCarlos Gomes- Ensino de 2ºGrau, passando a denominar-se Colégio Estadual Carlos Gomes – Ensino Médio, publicado no Diário Oficial do Estado nº5381 de 24/11/98.Tendo como diretores: Alexandre Oliveira Sanches (1998 a 2005) Sandra Daniel Lousano Vera Sanchez Reis (2006 – 2015) Alexandre Oliveira Sanches (2016 – 2019).








PALESTRA PRENDE A ATENÇÃO DE JOVENS EM TOMAZINA



Nesta quinta-feira, 1º de março, no Colégio Estadual Carlos Gomes em Tomazina, o servidor público estadual Diogo Damasceno(foto) palestrou sobre o tema “Segurança na Internet”. A palestra faz parte do projeto Conectados 2.0, que é um programa com a finalidade de disponibilizar mais equipamentos de informática para a escola, como também ampliar conhecimentos de estudantes e professores acerca da tecnologia. O orador ressaltou que o tema, Segurança na Internet, é de suma importância, principalmente aos jovens, pois estes fazem uso muito frequente de ferramentas tecnológicas. Também, foram discutidas formas de prevenção e hábitos de segurança na internet, que, como o palestrante recomenda, devem fazer parte do cotidiano de todos. Diogo é formado em administração pela UNOPAR, pós-graduado em Gestão Pública pela Faculdade SÃO BRÁS, Técnico em Gestão Escolar pelo Colégio ALDO DALLAGO, Técnico em Informática pela FUTURA Informática, Graduando em Tecnologia de Investigação Profissional pela UNINTER e prestes a iniciar a especialização em Perícia Criminal e Ciências Forenses pela IPOG.


Plano de Ação - Equipe Multidisciplinar
TRABALHO - DIA DA MULHER


A ignorância que existe em nossa sociedade




É difícil acreditar que em pleno século XXI a violência contra a mulher seja algo constante, acredito que o principal culpado disso tudo, seja o aprendizado na criação dessas pessoas, tanto do que fere, tanto do que é ferido e aceita calado.

Há vários tipos de pessoas no mundo, se o homem nasce e cresce aprendendo que deve ser o “maioral” e não deixar ninguém opinar em sua vida, ele vai tornar-se um adulto com esse pensamento atrasado, provavelmente alguém com temperamento explosivo e até mesmo perigoso. Já uma mulher, que nasce e cresce brincando de ser mãe é dona de casa acaba não vendo opções e cega a si mesmo pensando não haver outra saída.

Não podemos pôr a culpa somente nos pais, pois a sociedade traça esse rumo desde sempre, seja a mídia mostrando homens de maneira inteligente e fortes e as mulheres como um rostinho bonito ou um corpo sedutor, seja as empresas priorizando a beleza da mulher ao inverso do seu potencial, entre outras outras coisas que você pode encontrar até mesmo no seu dia a dia, se parar para pensar um pouco melhor sobre o assunto.

A única forma de resolver isso é passando os ensinamentos certos a nova geração, precisamos de mais mulheres independentes, mais homens de mente aberta, precisamos extinguir a ignorância que existe em nossa sociedade.






Aluno: Henrique César Lopes 3º Série



Professora: Silmara Aparecida Ponciano
CURSO - BRIGADA ESCOLAR


       

Aconteceu nesta última quinta-feira, dia 12 de maio, na cidade de Siqueira Campos, o curso de Brigada Escolar, onde os profissionais do Colégio Estadual Carlos Gomes, juntamente com Bombeiros e Responsáveis pela Brigada do Núcleo Regional de Educação de Ibaiti, tiveram a etapa presencial do Curso, que tem por objetivo a formação e aperfeiçoamento de ações e medidas que visam a garantir a segurança dentro e aos redores das instituições de ensinos do Estado do Paraná.










Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito